lundi 5 juin 2017

4- GENGIMBRE

APRENDA A VIVER SAUDÁVEL NATURALMENTE COM O QUE
 A TERRA NOS DÁ
 com Dulce Cristina 
em ❀•💘•❀ Palavras de Krishna❀•💘•❀

                          4 - GENGIMBRE 


Os benefícios do gengibre para a saúde são principalmente ajudar na perda de peso, acelerando o metabolismo, e relaxar o sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vômitos. No entanto, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como câncer cólon-retal e úlceras no estômago.
O gengibre é uma raiz que pode ser utilizada em chás ou em raspas que podem ser adicionadas a água, sucos, iogurtes ou saladas. A seguir estão listados 6 benefícios desse alimento.

1. Auxiliar na perda de peso
gengibre na forma de raiz e em pó
O gengibre auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

2. Combater azia e gases intestinais

O gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício. Esse chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água, e o ideal é que sejam ingeridas 4 xícaras de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.

3. Atuar como antioxidante e anti-inflamatório

O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

4. Melhorar náuseas e vômitos

O gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vômitos que frequentemente ocorrem durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias. A melhora desses sintomas é obtida após cerca de 4 dias de consumo de 0,5 g de gengibre, o que equivale a cerca de ½ colher de café de raspas gengibre que devem ser tomados de preferência pela manhã.

5. Proteger o estômago contra úlceras

O gengibre ajuda a proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera. Veja quais são os sintomas da gastrite provocada pela H. pylori.

6. Prevenir o câncer cólon-retal

O gengibre também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino
Gengibre serve para ajudar a emagrecer e também no tratamento de má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.
​O gengibre é uma planta medicinal que possui sabor apimentado, que pode ser usado para temperar os alimentos, diminuindo a necessidade de sal. Esta raíz também pode ser utilizada no tratamento de problemas circulatórios, resfriados ou inflamações, como dor de garganta, por exemplo.

O seu nome científico é Zingiber officinale e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e feiras livres, na sua forma natural, em pó ou em cápsulas. 

Propriedades do Gengibre

As propriedades do Gengibre incluem sua ação  :
- anticoagulante
- vasodilatadora
- digestiva
- anti-inflamatória
- antiemética
- analgésica
- antipirética
- antiespasmódica.

Modo de uso do Gengibre

As partes usadas do Gengibre são suas raízes para fazer chá ou temperar as refeições, por exemplo.
  • Chá de Gengibre para resfriado e dor de garganta: colocar de 2 a 3 cm de raiz de gengibre numa panela com 180 ml de água e deixar ferver por 5 minutos. Coar, deixar esfriar e beber até 3 vezes por dia;
  • Compressa de Gengibre para reumatismo:ralar o gengibre e aplicar na região dolorida, cobrir com uma gaze e deixar atuar por 20 minutos.

Efeitos colaterais do Gengibre

Os efeitos colaterais do Gengibre incluem dores de estômago e sonolência, quando consumido em excesso.

Contraindicações do Gengibre

O Gengibre está contraindicado para pacientes que UTILIZAM remédios anticoagulantes, como a VARFARINA, porque ele pode afinar o sangue, facilitando a existência de hemorragias. 
Além disso, PESSOAS COM PRESSÃO ALTA e que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica, pois ele pode interferir com o efeito do remédio, descontrolando a pressão.
Durante a gravidez, a dose máxima de gengibre deve ser de 1g por cada kg de peso, e por isso essa raiz pode ser usada em forma de raspas para aliviar os enjoos durante a gestação.

Informação nutricional do Gengibre

ComponentesQuantidade por 100 g
Energia80 calorias
Proteína1,8 g
Gorduras0,8 g
Carboidratos18 g
Fibras2 g
Vitamina C5 mg
Potássio415 mg
O gengibre pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. A raíz picada fina ou ralada pode ser usada em molhos, chucrute, molho de tomate e em refeições orientais. Moído, pode ser usado em bolos, biscoitos, pães e bebidas quentes, por exemplo.

Sumo de limão com gengibre e hortelã

Para que serve o Gengibre
Esta receita é fácil de preparar e pode ser uma boa opção para se refrescar.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cascas de limão
  • 300 ml de suco de limão
  • 1 colher de sopa de gengibre com casca
  • 1 xícara de chá de hortelã
  • 150 ml de água morna
  • 1200 ml de água fria
  • 250 g de açúcar

Modo de preparo

Preparar primeiro o chá de hortelã com as folhas e a água quente e a seguir bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir gelado.

Carne moída com molho de gengibre

Para que serve o Gengibre
Esta receita é simples, saborosa e pode ser usada para acompanhar o macarrão, como recheio de wraps ou pimentão assado, por exemplo.

Ingredientes

  • 500 g de carne moída
  • 2 tomates maduros
  • 1 cebola
  • 1/2 pimentão vermelho
  • salsinha e cebolinho à gosto
  • sal e gengibre moído à gosto
  • 5 dentes de alho amassados
  • 2 colheres de azeite ou óleo
  • 300 ml de água

Modo de preparo

Colocar o alho e a cebola numa panela juntamente com um pouquinho de óleo ou azeite até dourar. Acrescentar a carne e deixar alourar por alguns minutos, mexendo sempre. Aos poucos adicionar 150 ml de água e os outros ingredientes até a carme começar a cozinhar e a pegar gosto. Verificar se a carne está cozinhando bem e acrescentar a água restante deixando no fogo médio por aproximadamente 20 minutos ou até a carne estar bem cozida.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire